Faltam políticas públicas para as crianças e adolescentes como forma de prevenção e combate à exploração sexual, avalia Zé Gonçalves

Escola em tempo integral, mais creches, merenda de qualidade, professores e demais profissionais capacitados e com salários decentes. Estas são algumas políticas públicas que estão faltando às nossas crianças e adolescentes para ser uma estrutura de prevenção e combate à exploração sexual, na opinião do vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT).

Em seu discurso na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio, o parlamentar mirim enfatizou a importância da Delegacia da Infância e Juventude, que considera fundamental ao atender a cidade de Patos e toda a Região.

Ele lamentou o acréscimo de cerca de 70% no número de imagens de abuso na internet e responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro por contribuir com essa triste realidade, quando disse que ‘rolou um clima’ referindo-se a uma adolescente de 14 anos. “Quem não se lembra disso?”, protestou.

Zé Gonçalves reclamou da situação precária presenciada em algumas escolas de Patos, a exemplo da Monsenhor Manoel Vieira, a antiga Pedro Aleixo, que está com problema na rede elétrica ultrapassada, prejudicando o andamento das aulas.

Creches e escolas sem conclusão das obras também foram citadas por Zé Gonçalves como problemas que interferem na qualidade do serviço educacional oferecido às nossas crianças e adolescentes.

O parlamentar mirim destacou deficiências do serviço educacional que acabam contribuindo para a vulnerabilidade das nossas crianças e adolescentes. São escolas pequenas e sem condições de atender os filhos de trabalhadores e trabalhadoras, merenda escolar sem a qualidade necessária e que não está sendo adquirida da Agricultura Familiar e o fechamento de escolas na zona rural, levando os jovens ao êxodo por falta de local para estudar.

“Tem uma série de questões que merecem ser discutidas para a gente não enveredar apenas por esse campo policialesco. Os problemas que existem hoje com a juventude e com as crianças que serão futuros jovens são justamente a ausência de políticas públicas nesse país”, refletiu.

Na concepção de Zé Gonçalves, só uma educação de qualidade é a única alternativa para alavancar o país e citou como exemplo o Japão e China que passaram por graves problemas, mas vivem hoje uma realidade diferente porque investiram na Educação.

“Veja a situação de Cuba, que não tem uma criança de rua. Não tem uma criança passando fome e exporta Saúde e Educação. É referência”, relatou.