Zé Gonçalves diz que decisão de pagar emendas impositivas às entidades é política e não jurídica e sugere reunião para chegar a uma solução

A decisão de pagar as emendas impositivas às entidades é política e não jurídica na opinião do vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT). Ele sugeriu a realização de uma reunião com todas as entidades envolvidas, os vereadores, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e o Ministério Público para se chegar a uma solução.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos dessa quinta-feira (6), em que esteve presente após convocação o procurador do Município, Alexsandro Lacerda, Zé Gonçalves expressou sua indignação pela celeuma criada pela gestão municipal ao envolver o Ministério Público na questão, implantando suspeitas às entidades a serem beneficiadas.

“Joga a denúncia no Ministério Público, se colar, colou e colou. Criou a confusão, e o objetivo foi esse. Criou a confusão para não pagar”, avaliou.

De acordo com o parlamentar mirim, as entidades apresentadas por ele não são corruptas e não precisam ser expostas e se houver alguma coisa em contrário que acusem.

Entre as entidades beneficiadas por suas emendas impositivas estão a União das Associações Comunitárias – UAC, que tem um histórico de luta com mais de 30 entidades agregadas e recebe subvenção da própria Prefeitura; A ONG Amigas Viva a Vida que apoia pacientes com câncer no nosso município e tem um largo serviço prestado; e a Mitra Diocesana, que dispensa qualquer apresentação e cujo trabalho de assistência a quem precisa é do conhecimento de todos.

“As entidades que eu apresentei as emendas impositivas, elas não são corruptas. Elas não precisam ser expostas. Se acharem o contrário, digam!”, reiterou.

Na opinião de Zé Gonçalves, a Prefeitura deveria ter especificado o motivo de cada entidade citada não poder receber os recursos das emendas para não desmoralizá-las. Entre as entidades que foram citadas pela Prefeitura estão a Sertecom, AABB, Liga Esportiva Patoense, EquoPatos e AdotaPatos.

Ele destacou uma das entidades prejudicadas, localizada no Bairro do São Sebastião, que receberia R$ 3 mil para compra de kimono, com o objetivo de tirar crianças e adolescentes das ruas e de um eventual mundo das drogas, para praticar karatê.

Ele criticou o fato da emenda impositiva destinada à Prefeitura para a aquisição de aparelhos como o mamógrafo para o Centro de Especialidades Médicas Frei Damião terem sido pagas imediatamente e as emendas destinadas às entidades não terem tido o mesmo tratamento.

Zé Gonçalves elogiou o esforço e a dedicação da própria Controladoria da Prefeitura, através da secretária Pollyanna Guedes que ajudou para que tudo fosse feito dentro dos conformes.

Ele questionou o procurador Alexsandro Lacerda sobre a efetivação do pagamento e se caso ele não vá ocorrer, o parlamentar mirim sugeriu que todos se unam, entidades e Câmara Municipal, para ingressarem com ação na Justiça para que a Casa Juvenal Lúcio de Sousa não fique desmoralizada.