Vereador Zé Gonçalves comenta mobilização realizada por ACSs e ACEs na manhã desta sexta (29), em Patos, e diz que classe poderá entrar em greve por tempo indeterminado. VÍDEO

Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de julho, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), realizaram uma mobilização em frente a Prefeitura de Patos, para tentar avançar no diálogo com o prefeito Nabor Wanderley.

O vereador e sindicalista, Zé Gonçalves, conversou com o repórter do Patosonline.com, Pabhlo Rhuan, e comentou sobre o movimento. De acordo com o parlamentar, o ato tem como objetivo cobrar do prefeito Nabor Wanderley o pagamento do piso nacional aos ACSs e ACEs, no valor de dois salários mínimos, R$ 2.424,00, pagamento da insalubridade com base nos dois salários mínimos, o pagamento da gratificação de 40% paras as duas categorias, também em cima do salário base, o pagamento do retroativo referente aos meses de maio e junho, no valor de R$ 874,00 por mês, além de condições dignas de trabalho.

“O que nós queremos na verdade, é o respeito da gestão municipal para com a lei que foi aprovada nacionalmente. Hoje, os ACSs e ACEs têm um piso nacional definido por lei, tem recursos que já chegaram ao município desde o mês de maio. Então, nós queremos o cumprimento da lei, não estamos pedindo nenhum favor, apenas que a gestão cumpra realmente o que determina a lei, da insalubridade, da gratificação de 40%, do piso nacional e também do pagamento do retroativo”, comentou.

Além disso, Zé Gonçalves também falou sobre uma possibilidade real de greve por parte das duas categorias, caso o prefeito não realize a proposta concreta de pagamento: “Vamos pra audiência com o prefeito e esperamos que na verdade saia realmente a proposta concreta de pagamento, porque se não acontecer isso, há probabilidade, possibilidade real, de uma greve por tempo indeterminado aqui em nosso município.

Veja abaixo a fala do vereador e sindicalista, Zé Gonçalves:

Patosonline.com