Zé Gonçalves faz discurso de homenagem aos Garis e destaca a importância desses ‘Operários do Meio Ambiente’

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) homenageou os Garis, profissionais a quem denominou de ‘Operários do Meio Ambiente’ em seu discurso na Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na sessão da noite dessa terça-feira (17).

Ele lembrou do trabalho realizado por eles que estiveram na linha de frente durante a pandemia da Covid 19 e não pararam diante de mais um risco de contaminação.

“O dia 16 de Maio é o dia do Gari. Um profissional que nem sempre é visto, mas é essencial para nossa vida. Cuidam das cidades para que possamos viver com dignidade e tranquilidade”, reconheceu.

Zé Gonçalves questionou a todos nós sobre o que seria de nossa vida sem o trabalho deles. Ele lembrou da greve da categoria e da situação em que ficou nossa cidade com a paralisação do serviço.

O parlamentar mirim citou dados do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE que mostram que são produzidos no Brasil 230 mil toneladas de lixo por dia. E todo o trabalho de coleta, inclusive do que é depositado nas ruas, é feito por esses trabalhadores que com isso diminuem os riscos de entupimento de bueiros, que é a principal causa dos alagamentos e enchentes.

“E cada gari tem uma história de vida, uma família, sonhos, lutas e desafios, assim como você, assim como todos nós. Valorize-os”, evocou. Ele agradeceu e homenageou a todos os garis, os coletores, varredores, roçadores e recicladores.

Zé Gonçalves lembrou que não só os do serviço público, mas também os da iniciativa privada e das empresas terceirizadas não ganham salários dignos e não têm o equipamento de proteção individual adequado.

“Por isso que nós lutamos por condições dignas de trabalho e também de salário para todos os garis da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País”, enfatizou.