No dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, Zé Gonçalves se solidariza e pede respeito, empatia e acolhimento a todos

No dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, o vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) destacou a situação das comunidades LGBTQIA+ que são vítimas do ódio, do preconceito e da rejeição.

Na sessão da Câmara Municipal de Patos nessa terça-feira (17), ele se solidarizou com os companheiros e companheiras que sofrem com o cenário que faz com que no Brasil a cada 29 horas uma pessoa LGBTQIA+ seja assassinada.

De acordo com Zé Gonçalves, o dia 17 de Maio é referenciado como Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia porque foi nessa data que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou de considerar o homosexualismo como doença.

“Desde então, esse dia é celebrado em diversos lugares do mundo. Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países. Destes, 37 ainda consideram ilegais as relações entre pessoas do mesmo sexo e gênero”, informou.

Zé Gonçalves informou, ainda, que no Brasil, em 2018, o STF decidiu que transexuais e transgêneros têm o direito de alterar o nome social e o gênero no registro civil.

“É importante lembrar e relembrar esse dia para que se acabe o ódio e o preconceito contra esses companheiros e companheiras acima de tudo precisam de liberdade para viver e amar”, reiterou.

Na opinião de Zé Gonçalves, no lugar do ódio e preconceito, precisamos ter empatia, acolhimento e solidariedade e isso na prática, no dia a dia. “Por isso, meu repúdio a qualquer tipo de preconceito contra os companheiros e companheiras LGBTQIA+ de Patos, da Paraíba e do Brasil”, reforçou.