Professores de Piancó não iniciam ano letivo por ausência de aumento dos 33,24%

Os professores e demais profissionais do magistério público municipal de Piancó decidiram não iniciar o ano letivo, previsto para começar nesta segunda feira, dia 21 de fevereiro em virtude da negativa do gestor municipal em não conceder o reajuste do piso nacional da categoria.
Inicialmente o gestor afirmou que iria conceder, mas somente depois de ser anunciado pelo governo federal e no entanto foi anunciado e publicado e agora ele se nega a cumprir.

O prefeito já tem a fama de dizer e não cumprir, pois em 2020 ele repetiu a mesma coisa ao dizer que iria pagar e na verdade, não mandou nenhum projeto para a Câmara Municipal e os professores estão com seus salários congelados desde 2019.
Para a Direção do SINDIFEMP- Sindicato dos Funcionários em Educação do Município de Piancó e Região, os professores decidiram em assembleia geral não iniciar o ano letivo.” Não tem sentido os professores há 4 anos sem aumento, ao mesmo tempo em que a Prefeitura recebe normalmente os recursos do FUNDEB corrigidos em 12,84% e agora em 33,24% conforme a lei do piso nacional da categoria”, disse Alcicleide Lacerda, presidente da entidade.

O vice presidente da CTB-PB, sindicalista Zé Gonçalves, disse que os professores e demais servidores públicos municipais de Piancó vem há muito tempo sendo penalizados pelos gestores municipais, que não respeitam os direitos dos servidores, nem daquelas categorias que tem piso nacional definido, a exemplo dos professores.” Essa gestão segue o desastre das anteriores e infelizmente os servidores tem que cruzar os braços, fazer mobilização, denunciar o descaso e entrar com ações na justiça para tentar assegurar seus direitos”, disse o mesmo.

A CTB-PB também cobra uma posição da Câmara Municipal, que apesar da maioria está com a gestão municipal, deve ter compromisso com os professores e demais servidores.” A Câmara Municipal deve no mínimo se pronunciar, realizar sessões, exigir do prefeito que mande o Projeto de aumento para ser votado e não se calar diante de tamanha injustiça”, alertou o sindicalista.
A outra orientação da CTB-PB é acionar imediatamente o Ministério Público Estadual e Federal, além de entrar com ação contra a prefeitura para assegurar o reajuste.