Zé Gonçalves quer desinterdição nas UBS para retorno dos serviços básicos

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) disse em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Patos que a Secretaria de Saúde de Patos precisa notificar as unidades básicas de saúde sobre a desinterdição para que elas possam retomar o atendimento à população.

O parlamentar mirim informou que esteve na UBS Rita Palmeira e encontrou o setor de Odontologia atendendo, mas sem ter o documento desinterditando o serviço e autorizando a retomada dos atendimentos.

Ele disse que os enfermeiros e técnicos estão ainda sem poder aplicar injeção, fazer curativo e sutura porque ainda não chegou até aquela unidade o documento desinterditando e autorizando a volta do atendimento.

“Fiz um contato com o secretário de Saúde do Município, quando me foi repassado o documento e ele me garantiu que iria notificar e entregar esses documentos às unidades de saúde”, revelou.

Zé Gonçalves revelou, ainda, que as unidades teriam sido orientadas pela Coordenação das UBS a voltar ao atendimento sem mesmo ter em mãos o documento autorizativo necessário.

“Se para interditar teve um documento, precisa ter outro para desinterditar. Os servidores têm que trabalhar realmente de forma segura porque depois em caso de qualquer erro quem vai responder não é coordenação de UBS não, mas justamente o servidor e servidora que iniciou os trabalhos sem ter realmente autorização”, avaliou.