Zé Gonçalves denuncia que na Maternidade de Patos “falta humanização e sobra politicagem”

“Não podemos admitir isso. Precisamos acabar com as interferências políticas e atender a todos com igualdade”. Foi o que declarou o vereador Zé Gonçalves (PT) na tribuna da Câmara Municipal de Patos na sessão da quinta-feira (21).

O parlamentar continua a denunciar as condições desumanas para pacientes carentes que procuram atendimento na Maternidade Peregrino Filho em Patos. De acordo com as queixas de mães carentes que chegam até Zé Gonçalves, o atendimento naquela unidade de saúde tem sido incompatível com o título de “Amigo da Criança” que diz aplicar.

O vereador patoense descreveu o sofrimento de mais uma mãe, que reside no município de Vista Serrana, na Região de Patos, que inclusive estava acompanhada pelo Banco de Leite. Conforme Zé Gonçalves, a mãe ficou indo e voltando da maternidade, ficou por muitas horas e exames de toque, numa longa espera por uma decisão pela cesariana, procedimento mais humano, uma vez que a paciente tinha trombo e já havia necessitado de uma cesariana numa primeira gestação.

Foi preciso um político se deslocar do município de Vista Serrana, o vereador Evaldo Medeiros, para vir até a Maternidade falar pela mãe, para que fosse atendida conforme o SUS, para que a decisão pela cesariana fosse tomada, conforme o parlamentar. O vereador também denunciou a situação nas rádios de Patos logo na quinta pela manhã.

“O corpo e o psicológico não suportam mais porque a mulher está ali numa situação de extremo nervosismo. Eu imagino as dificuldades de se chegar a uma situação dessas e não ter a quem recorrer”, sensibilizou-se o parlamentar mirim.

Na opinião de Zé Gonçalves, é preciso acabar com essas situações na maternidade Peregrino Filho, acabar com as interferências políticas e atender a todos com igualdade.

Ele disse, inclusive, que acionou a Ouvidoria, mas não estava funcionando à noite, e criticou a forma como os órgãos de defesa do usuário são compostas. “As ouvidorias são compostas por comissionados, e aí eu pergunto: você que é contratado ou comissionado vai falar contra governo?”, questionou.
Para o vereador, essa falta de humanização e tratamento deve acabar na Maternidade Dr. Peregrino Filho em Patos.