Zé Gonçalves defende a exigência do passaporte da vacina aprovado na ALPB. “É o caminho para superarmos a pandemia”

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) defendeu o Projeto de Lei de nº 3.173/21 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), que foi aprovado naquela Casa Legislativa, que implanta a exigência do passaporte da vacina para a entrada no comércio, bares, restaurantes e casas de shows.

No seu discurso na sessão da Câmara Municipal de Patos, na noite dessa terça-feira (5), Zé Gonçalves destacou as emendas ao projeto. Uma delas do deputado Ricardo Barbosa (PSB) que permite aos comerciantes que cumprirem a exigência, abrir com a capacidade máxima de clientes. A outra emenda, de Anísio Maia (PT), isenta da exigência quem apresentar laudo médico com a contraindicação da vacina.

“Isso é importante porque é um incentivo para os comerciantes. Ao mesmo tempo que ele tem a segurança de que ali só tem pessoas vacinadas, ele também poderá inclusive aumentar o seu ganho”, elogiou o vereador patoense.

Na opinião de Zé Gonçalves é uma questão de sensibilidade, pois estamos num momento de pandemia, em que todos estamos sofrendo. “Não trata-se de um grupo do mal e um grupo do bem, não. Mas, trata-se de buscarmos caminhos em todos os aspectos para superarmos essa pandemia”, reforçou.

Zé Gonçalves reiterou que não é contra os comerciantes ou empresários, mas analisa que a vacina tem sido a única alternativa eficaz contra a Covid comprovada cientificamente no mundo inteiro. O parlamentar mirim citou a redução no número de casos e mortes que comprovam isso.

Ele criticou o atraso na aquisição das vacinas pelo governo Federal. “Se tivéssemos adquirido e vacinando desde fevereiro e março do ano passado, nós estaríamos ainda mais avançados”, concluiu.