400 exames de mamografia para 24 Municípios é uma Vergonha! Diz vereador Zé Gonçalves

O governo do Estado disponibilizou apenas 400 exames de mamografias para as mulheres em 24 municípios que compreende a Sexta Região de Saúde de Patos, que serão ainda agendadas via central de regulação do Estado e somente depois realizados pela UDI em Patos.
A mamografia é um exame importante para detectar câncer de mama e cuidar logo em seu início, em caso de confirmação.
O vereador Zé Gonçalves ( PT), denunciou na Tribuna da Câmara Municipal de Patos, na última quinta feira, dia 30, que o único aparelho para os exames, está quebrado desde o mês de outubro de 2020 e ficou uma promessa de ser encaminhado um para o Hospital do Bem em Patos, mas no entanto, nada chegou. ” Solicitei uma audiência pública para discutir o Outubro Rosa em Patos, pois este ano, sequer as mulheres terão oportunidade de fazer os exames como faziam anteriormente”, disse o mesmo.
Zé Gonçalves disse que é uma vergonha a oferta de apenas 400 exames numa região de saúde que envolve 24 municípios, que são: Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D’água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana. ” Se dividirmos 400 exames pelos 24 municípios, cada um terá direito a 16 e isso é uma vergonha, além da falta de compromisso com as mulheres do sertão”, denunciou o parlamentar mirim.
Zé Gonçalves defende que haja uma mobilização de todos os vereadores e prefeitos destes municípios para cobrar do governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a instalação do mamógrafo em Patos e enquanto não se instala, aumentar o número de exames para a região. Ele também citou os deputados da região de Patos para se movimentarem nesse sentido.” Esse é o momento de união de todos os políticos, pois é lamentável disponibilizar apenas esse número reduzido de exames. Precisamos de aparelhos não apenas em Patos, mas em cidades pólos para a região metropolitana de Patos” destacou o vereador.