Zé Gonçalves diz que demora para encaminhar projeto que reestrutura Conselho prejudica comunidade rural de Patos

O vereador Zé Gonçalves (PT) criticou em seu discurso na sessão remota da Câmara dessa terça-feira (17) a demora da gestão municipal para encaminhar o projeto que trata da reestruturação do Conselho do Desenvolvimento Rural Sustentável, que foi retirado de pauta, a pedido do Executivo, para alterações.

O parlamentar ressaltou que essas alterações já deveriam ter sido implementadas antes mesmo do projeto ser colocado em pauta, pois, de acordo com ele, todos os envolvidos, advogados do Município, o secretário de Agricultura e a Procuradoria do Município estavam cientes da necessidade dessas alterações.

Zé Gonçalves disse que as alterações para atualização de acordo com Resolução 001/2021 que trata dessa Reestruturação dos Conselhos já era do conhecimento de todos. “Se todos já estavam sabendo, por que não fizeram a alteração antes e deixaram para hoje para atrasar ainda mais esse projeto que beneficia as associações comunitárias, os agricultores e agricultoras familiares, os assentados do Campo Comprido, os assentados do Patativa do Assaré e de toda comunidade rural de Patos?”, indagou.

Ele questionou o porquê de terem deixado o projeto passar pelas comissões de Justiça e de Finanças e já ter os pareceres aprovados, para depois retirar de pauta e atrasar todo o processo.

O vereador teme que, com essa morosidade, os trabalhadores venham a ser prejudicados, com a não constituição e aprovação do Fundo Municipal da Agricultura Familiar a tempo dos recursos serem incluídos no Orçamento que tem que ser votado em 2021.

“Eu nunca vi um município com uma zona rural tão pequena e tão desprezada”, desabafou.