Independente de Lei Complementar 173 do Bolsonaro, Zé Gonçalves quer atendimento das reivindicações dos servidores de Patos

O sindicalista e vereador Zé Gonçalves, esteve participando da audiência com o prefeito Nabor Wanderley, juntamente com os três sindicatos que estão a frente da luta ( SINFEMP, SINDACSE e SINDODONTO).
Na opinião de Zé Gonçalves, que é vice presidente do SINFEMP e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, o governo federal prejudicou os servidores nos três níveis, com a Lei Complementar 173, que proíbe aumento salarial, mas a gestão pode avançar em outras reivindicações.
Gonçalves afirmou que o pagamento do adicional noturno em cima do salário base, no percentual de 25% é lei e a prefeitura não cumpre. A concessão de licença prêmio, sem o servidor perder a insalubridade, sempre foi assim, mas o novo entendimento da atual gestão é retirar, causando prejuízos. Sobre a mudança de nível e ascensão dos professores já existe o PCCS do Magistério e uma tabela, onde deve ser implantado automaticamente. A mesma situação para a implantação das progressões horizontais e verticais que existe o PCCS da saúde. Outra reivindicação diz respeito ao retorno do pagamento integral das gratificações e para isso falta apenas a publicação da lei no Diário Oficial do Município. O EPI- Equipamentos de Proteção Individual para os servidores, dentre outros.” Existem reivindicações que já estão asseguradas por lei e no entanto depende da vontade e decisão da gestão municipal”, disse o mesmo.
O mais preocupante é acabar com a jornada de trabalho das 30 horas semanais e as folgas dos servidores da saúde, especialmente os que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, o que deverá ser evitado.” Existe lei das 30 horas em Patos para enfermagem e também para os condutores socorristas e neste caso, vamos fazer a luta para manter.
O vereador disse ainda que a enfermagem está neste momento lutando para assegurar a votação do PL 2564/2020 que assegura o piso nacional e a jornada de 30 horas semanais para todos.” A luta é nacional e as conquistas nos municípios devem ser mantidas e não retiradas”, defendeu o parlamentar mirim.
Gonçalves destacou avanços com o pagamento de um terço de férias até o mês de dezembro de todos os servidores, Previne Brasil ( PMAQ) no mês de novembro. O incentivo adicional aos ACS e ACE em três vezes ( agosto, setembro e outubro), a publicação no Diário Oficial da Lei que assegurará o retorno integral das gratificações, a entrega do EPI e uma outra reunião para o dia 31 de agosto, mantendo o grupo de discussão permanente das entidades, junto a gestão municipal.