Zé Gonçalves diz que Saúde de Patos continua doente e UBS interditadas sobrecarregam UPA e HRP

O vereador Zé Gonçalves (PT) em sessão online de retorno dos trabalhos da Câmara Municipal de Patos na noite dessa terça-feira (6) avaliou os seis meses de gestão concluindo que a Saúde do município continua doente e que as UBS que continuam interditadas sobrecarregam o atendimento na UPA e no Hospital Regional.

“Se a Atenção Básica não está funcionando bem, vai sobrecarregar a UPA, o PA Maria Marques, vai sobrecarregar o SAMU, sem falar nos hospitais. Então nós precisamos que funcione o que já existe no município”, ressaltou.

Zé Gonçalves criticou discussões sobre construções de novos equipamentos, mas ele diz que o importante é que funcione bem o que já temos. Conforme o parlamentar, agora em setembro vão completar dois anos que 20 UBS estão interditadas em Patos sem conseguir aplicar uma injeção, fazer um curativo, nem tão pouco fazer o atendimento odontológico.

“Isso é um grande prejuízo para a população”, disse reiterando que apesar de em algumas delas terem profissionais está faltando material para prestar atendimento à população.

O parlamentar patoense citou o caso da UBS do Matadouro que atende também aos moradores do Jardim Magnólia, do Bairro dos Estados, sem ter estrutura para atender nem mesmo os moradores locais.

Zé Gonçalves elogiou as ações desenvolvidas no Frei Damião e nas obras do UPA do Jatobá, mas acredita que Patos necessita de um replanejamento de ações da Saúde para que essas UBS voltem a funcionar 100 por cento e atendam a população de Patos.