Zé Gonçalves quer alternativas para melhorar o atendimento aos pacientes de Covid-19 em Patos

O sindicalista e vereador Zé Gonçalves (PT) em discurso na sessão virtual da Câmara Municipal de Patos na noite dessa quinta-feira (10) disse que a gestão do município necessita criar alternativas para melhorar o atendimento dos pacientes acometidos de Covid 19.

O parlamentar sugeriu que a prefeitura estude a possibilidade de contratar laboratórios e clínicas particulares para a realização de exames, entre outros procedimentos necessários para o diagnóstico e tratamento da doença.

Zé Gonçalves questionou a demora para sair o resultado dos exames de Covid, que é de cerca de doze dias.

“Quem tem dinheiro vai poder fazer o exame na iniciativa privada e quem não tem corre sérios riscos de morrer”, disse o vereador referindo-se à UPA cujo equipamento de raios X desde 2016 ainda não foi instalado e não está funcionando.

Ele lembrou que desde outubro o mamógrafo da maternidade Peregrino Filho estaria quebrado e questiona se já foi providenciado o conserto ou um novo equipamento para aquela unidade de saúde.

No Hospital Regional, Zé Gonçalves disse que o tomógrafo passou a ser exclusivo para a urgência e emergência e para os pacientes em tratamento da Covid. “E os demais pessoas que precisam de uma tomografia como vai fazer? Se não tiver dinheiro para pagar, vai morrer?” reforçou.
Gonçalves defendeu que a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde, veja a possibilidade de definir uma UBS por DGA e uma no Distrito de Santa Gertrudes, para fazer um atendimento exclusivo um dia na semana apenas para os pacientes que estejam fazendo tratamento de Covid.” Existem pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperam mas ficaram com sequelas, com pneumonia, com problemas pulmonares, mas no entanto, estão sendo obrigados a procurarem médicos particulares para se tratarem”, afirmou o mesmo.
Zé Gonçalves disse ainda que Patos chegou a 212 óbitos e que as medidas tomadas são corretas, para evitar que se chegue a uma situação pior.” A questão central é evitar mortes e para isso faz-se necessário essas medidas. Por isso defendo os decretos”, afirmou o parlamentar mirim.