Depois de 38 anos, sindicalista José Gonçalves troca o PCdoB pelo PT

O militante de esquerda e sindicalista José Gonçalves, muito conhecido em Patos, deixou o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e se filou ao PT (Partido dos Trabalhadores) na última sexta-feira, 03/04.

José Gonçalves, que tem história na militância política em Patos, entrou no PCdoB em fevereiro de 1982, quando o partido ainda atuava na clandestinidade. “Quem me filiou ao PCdoB, ainda na clandestinidade, foi Tico Lacerda, irmão do advogado Zé Lacerda, e que hoje é prefeito de Foz do Iguaçu, no Paraná”, disse o sindicalista.

Gonçalves fundou diversas Associações Comunitárias, Sindicato dos Bancários, União das Associações Comunitárias, foi dirigente do SINFEMP por muito tempo, presidente estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil e  secretário executivo de Agricultura do estado, na gestão Ricardo Coutinho. Nas vezes em que se candidatou a vereador em Patos teve expressivas votações, superiores até a de vereadores eleitos. Este ano será candidato a vereador mais uma vez.

Gonçalves disse que o PCdoB lhe ensinou a fazer política, lhe deu uma visão de mundo, fez grandes amigos no partido, mas que no momento a situação estava insustentável e ele decidiu, a exemplo de outros companheiros, se filiar ao PT, o maior partido de esquerda do país, e que historicamente e ideologicamente tem uma visão de mundo próxima ao PCdoB. São partidos que caminham juntos na luta política.

Veja os motivos que o levaram a sair do partido: Desfiliação em massa no PCdoB de Patos.

A saída de José Gonçalves do PCdoB foi bastante comentada na cidade, dado o fato dele ser um nome histórico na legenda, mas o entendimento geral de quem analisa a política local é de que isso foi bom para ele e ruim para o PCdoB, que perde um grande quadro, e não apenas local, mas um quadro estadual.

O presidente do PT em Patos, Lenildo Morais, pré-candidato a prefeito, disse que recebeu com muita satisfação a filiação de José Gonçalves e dos demais ao PT. “Isso vai fortalecer o debate interno em nosso partido. O companheiro José Gonçalves, bem como os demais que vieram para o PT, têm uma história nos movimentos sociais, sobretudo no movimento sindical, e vem somar com a gente. São companheiros de competência e larga experiência política“.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com