A UBM – União Brasileira de Mulheres em Patos, através de sua presidente, Elizabete Barreto, participou na última quarta-feira, dia 12 de junho, de uma sessão especial que tratou sobre o Junho Violeta e a luta contra a violência as pessoas idosas.
Para a presidente da UBM, as pessoas idosas devem saber dos seus direitos e as entidades da sociedade civil organizada, fazer um trabalho de conscientização.” Precisamos fazer um trabalho junto às pessoas idosas para que tenham conhecimento de seus direitos e evite a discriminação, o preconceito e a violência “, disse a mesma.
Elizabete destacou ainda os tipos de violência contra as pessoas idosas, tais como: violência física, abuso psicológico, negligência, violência institucional, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual, discriminação, necessitando assim de uma ampla campanha de combate a qualquer tipo de violência e abusos praticados.” A UBM tem consciência da necessidade de irmos às bases, nas comunidades, nos abrigos, na cidade madura, em todos os locais que atendam as pessoas idosas “, destacou.
Por último, defendeu a construção do ILPIS, Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Patos, pois muitos estão tendo que serem atendidos em São Mamede ” precisamos do ILPI em Patos. Precisamos também de uma casa para as mulheres que sofrem violência. Precisamos da construção da Casa da Mulher Brasileira que foi anunciado, mas até o momento não iniciaram os trabalhos “, defendeu a ubemista.
A UBM em Patos está intensificando a construção de núcleos nas comunidades, visando fazer o trabalho de conscientização e desenvolver a luta no município.