O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) criticou as declarações separatistas contra o Nordeste do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), indagando se ele teria conhecimento de que 249 municípios do seu estado são atendidos pela SUDENE e pelo Banco do Nordeste – BNB por também sofrerem os efeitos da seca.
Na opinião de Zé Gonçalves, o discurso divisionista de Zema é repugnante porque o Nordeste é que está puxando o Produto Interno Bruto – PIB do país.
“Precisamos de um Brasil unido para, acima de tudo, reconstruirmos esse país”, disse. Contra o insulto de Zema de que o Nordeste seria uma ‘vaquinha que produz pouco’, Zé Gonçalves citou o trecho do poema de Bráulio Tavares, da canção imortalizada por Elba Ramalho, ‘Nordeste Independente’, mesmo não defendendo separatismos.
“O Brasil ia ter que importar
Do Nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar,
O petróleo, a cebola, o aguardente
O Nordeste é auto suficiente
O Seu lucro seria garantido”
Zé Gonçalves considerou a postura do governador de Minas como sendo de traidores da pátria. “Nós defendemos, acima de tudo, união para a reconstrução desse país e isso é o que realmente importa para o nosso povo”, analisou.
Ele concluiu dizendo que o Consórcio do Nordeste também se indignou e divulgou, inclusive, nota oficial intitulada ‘O Brasil que Cresce Unido’, assinada pelo governador do Estado, João Azevedo, que é presidente do órgão.