Zé Gonçalves cobra da Secretaria de Meio Ambiente políticas públicas direcionadas ao rio Espinharas e aos demais mananciais do município
“A única política da Secretaria do Meio Ambiente tem sido apenas arrancar as árvores das ruas da cidade”. Foi o que disse o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B) ao cobrar ações voltadas para amenizar a problemática ambiental dos rios, riachos e canais de Patos, especialmente no rio Espinharas, que corta o município.
Na opinião do parlamentar mirim, o momento é de tirar as algarobas que estão no leito dos rios, pois o período das chuvas está se aproximando. “Porque se tivermos um inverno como o que aconteceu em 2009, nós vamos ter enormes prejuízos aqui no município de Patos”, analisou.
Ele acredita que, se as chuvas forem intensas, todas as residências às margens dos rios Espinharas, Da Cruz e Farinha, do riacho do Frango e dos diversos canais de Patos serão prejudicadas.
“O rio Espinharas está tomado de algarobas e eu pergunto: por que a Secretaria de Meio Ambiente não tem ações voltadas para resolver esses problemas”, questionou.
Zé Gonçalves voltou a criticar a retirada de árvores das ruas do Centro da cidade e a forma com que é feita a poda das árvores, deixando as áreas próximas sem nenhuma sobra.
Ele considerou importante a realização de audiência no Ministério Público no próximo dia 25 deste mês em que a secretária de Meio Ambiente irá prestar esclarecimentos sobre a retirada de árvores das ruas da cidade.
O parlamentar mirim questionou a informação repassada pela pasta de que haviam sido plantadas cinco mil árvores no município. “Não existe aqui no município de Patos esse plantio de cinco mil árvores. Não existe isso nem nos viveiros aqui de Patos”, contrapôs.