Nas discussões sobre combate à violência contra a pessoa idosa na sessão especial alusiva ao ‘Junho Violeta’ realizada pela Câmara Municipal veio à tona a luta para tornar Patos uma cidade amiga da pessoa idosa.
Com propositura do vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B), a sessão especial revelou a importância de dar a devida visibilidade e empoderamento à essa luta, que foi revelada especialmente pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Joseny (Josa), como um ‘sonho’.
Zé Gonçalves elogiou a extensa e intensa programação do Junho Violeta em Patos preparado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com apoio de diversas entidades de defesa dos direitos humanos.
O parlamentar mirim citou os diversos tipos de violência a que são vítimas os idosos, entre as quais a violência física, o abuso psicológico, a negligência, a violência institucional, o abuso financeiro, a violência patrimonial, violência sexual e a discriminação.
“Todas são fortes, mas a negligência é a mais complexa”, opinou. Ainda na opinião dele, a sessão especial é importante porque traz tudo isso à discussão, mas é preciso que essa luta seja ampliada para que as políticas públicas cheguem ao povo.
“Nós não podemos admitir que em Patos ainda não tenha uma instituição de longa permanência para idosos”, disse, ressaltando também a falta de uma delegacia que funcione 24 horas e nos fins de semana, a concretização da Casa da Mulher Brasileira e um abrigo para as mulheres que sofrem violência.
Diversas entidades ligadas à defesa dos direitos humanos participaram da sessão especial e usaram a tribuna para dar a contribuição às discussões que objetivam concretizar um projeto que transforme Patos em uma cidade amiga da pessoa idosa.
Participaram Maria do Céu Cavalcanti Palmeira, representante da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública da Paraíba; Dra Sabrina da Defensoria Pública em Coremas , Dr Bruno da Defensoria Pública em Piancó, Joilma de Oliveira dos Santos, coordenadora estadual dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Samara Oliveira, advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Fred Igor, presidente da OAB-Patos; Tenente Fernandes, representante do Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar.
Estiveram presentes também Elizabete Barreto, presidente da UBM – União Brasileira de Mulheres; Aliana Trindade, representante da Receita Federal em Patos; Samyr Xavier, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Patos; Jeany Venâncio do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Carminha Soares, presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região; Maria da Conceição, representante do abrigo Lar dos Velhinhos, do Jatobá; Maria de Fátima Nunes, do grupo Terapia Mulher e ainda representantes da Ação Social da Diocese de Patos e do Projeto Semear.