Frente em Defesa dos Bairros e Zé Gonçalves visitam Alto da Tubiba e Nova Conquista e constatam problemas de esgotos a céu aberto, lixo e matagal
Uma Frente em Defesa dos Bairros formada pelas associações de moradores, a UAC (União das Associações Comunitárias de Patos) e a UMAC (União das Associações Municipais Urbanas e Rurais de Patos) e o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B) visitaram o Alto da Tubiba e a Nova Conquista e evidenciaram problemas de esgotos a céu aberto, acúmulo de lixo e matagal.
A Frente em Defesa dos Bairros diz respeito a um movimento criado pelas associações de moradores que lutam por melhorias para as comunidades. A visita foi concluída com uma reunião para debater a situação e lutar por soluções.
De acordo com Zé Gonçalves, que sempre esteve ao lado dos movimentos sociais e suas lutas, essa mobilização é muito importante para dar visibilidade à situação dos bairros, trazendo à discussão formas de resolução desses problemas.
Para ilustrar como se encontram essas comunidades, Zé Gonçalves trouxe à tribuna da Câmara Municipal de Patos fotos da situação da Rua Inácio de Loyola que está com esgotos a céu aberto prejudicando a saúde e a mobilidade dos moradores locais.
Na Rua Irineu Lacerda, que constaria como calçada na Prefeitura, há muito lixo e matagal e algumas pessoas tocam fogo, tentando resolver de maneira indevida o problema.
Zé Gonçalves chamou a atenção para os serviços de calçamento que estão sendo feitos em algumas ruas das comunidades, mas sem fazer devidamente esgotamento sanitário, colocando canos de 50 milímetros, que não suportam a demanda das residências.
Mas não há só problemas nessas comunidades. O parlamentar mirim trouxe à divulgação também a existência de uma horta comunitária na Rua Irineu Lacerda. “Também tem coisas maravilhosas nessas comunidades”, enfatizou.
O parlamentar mirim solicitou à Prefeitura de Patos que faça uma visita nessas comunidades para dar uma ‘geral’, ou seja, fazer a capinação, resolver galerias estouradas, melhorar a iluminação pública. “É uma ação importante para que os moradores possam viver dignamente”, reiterou, informando que, além disso tudo, falta transporte coletivo.
Outra situação crítica, conforme Zé Gonçalves, é a de um bueiro que escorre para o ‘fossão’ que existe no Alto da Tubiba, cujos dejetos vão poluir o açude do Jatobá. Além dessa, há situações preocupantes em diversas ruas com acúmulo de lixo e matagal, deixando-as intransitáveis. Foi observado também que a Praça local está totalmente abandonada.
“É preciso uma ação da Prefeitura, não para fazer unha e cabelo, mas para ver essas questões estruturais”, analisou.