A falta de planejamento e a construção irregular em áreas ribeirinhas são as causas que resultam no caos que ocorre em nosso município após chuvas mais intensas. A avaliação foi do vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B) que discutiu esse problema preocupante na tribuna da Câmara Municipal.
De acordo com o parlamentar mirim, várias construções estão dentro da passagem de água, tanto no Centro de Patos como em áreas de bairros periféricos.
Na opinião dele, o asfalto faz com que a água escoe e inunde tudo, porque existem construções dentro de áreas que deveriam ser áreas verdes que naturalmente absorvem água da chuva. “Pode observar que na maioria das ruas que foram alagadas nós temos esse problema”, ressaltou.
Ele criticou o anúncio feito pela Secretaria de Serviço Público de que iria fazer um levantamento para saber as causas dos alagamentos quando essas causas estão aí e a atuação da Defesa Civil que planeja depois da tragédia.
“Aqui não tem planejamento para praticamente nada. E por que não planejam? Porque não querem perder voto”, analisou.
Ele citou o caso de construções, inclusive dentro das áreas dos canais, como acontece no canal do Frango. Na opinião dele, falta fiscalização e atuação da Prefeitura para impedir as construções irregulares.
Além do canal do Frango, há problemas semelhantes no Canal da Palmeira, no Canal do Morro e também na área de escoamento onde deveria ser construído um canal no Bairro da Vitória e Vila Cavalcanti. Neste último, inclusive, não seria possível mais a construção do canal devido à invasão das construções.