Um requerimento do vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B) encaminhado ao governador do Estado, João Azevedo (PSB), solicita a recontratação da médica oncologista do Hospital do Bem Nayara Xavier, que foi desligada daquela unidade de saúde.
O parlamentar mirim justificou seu requerimento enfatizando o apelo que está sendo feito pelos pacientes que eram atendidos pela profissional. Ele considerou que a postura da empresa terceirizada do estado do Maranhão que administra o Hospital do Bem provocou uma situação complicada, ao demitir a médica.
“As pessoas que são atendidas por ela vieram à minha procura solicitando inclusive que o problema fosse discutido na Câmara Municipal”, contou.
Dra Nayara era responsável pelo setor de quimioterapia e é querida pelos pacientes, que na sua maioria são mulheres. “Uma mulher atendendo a outras mulheres é bem melhor do que um homem. Uma mulher em que essas pacientes já têm afinidade e tranquilidade para se abrir e conversar”, opinou, dizendo que é importante esse lado humano.
Zé Gonçalves ressaltou o fato das empresas privadas, como é o caso da que administra o Hospital do Bem, terem o lucro como mais importante, deixando o social e o humano de lado. Mencionando, inclusive, uma informação de que a empresa teria ficado cinco meses sem efetuar o pagamento da profissional que foi demitida.
Ele questionou o porquê de profissionais que trabalham de forma humana e correta serem hostilizados, enquanto profissionais que não cumprem suas determinações como devem continuam atuando sem nenhum impedimento, citando o caso dos profissionais da Junta Médica de Patos, a quem tem criticado a forma como têm atendido os servidores.
“Esse apelo aqui é dos pacientes, especialmente das mulheres que estão sendo tratadas pela Dra Nayarah aqui em Patos”, ressaltou.