FETRAM realiza reunião, faz balanço de atividades e projeta trabalho para 2024

A FETRAM – Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, filiada a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, realizou reunião da direção no dia 16 de dezembro de 2023, onde foi feita uma avaliação do trabalho realizado pela atual direção, como também, definiu metas de trabalho para 2024.

A defesa das reivindicações dos servidores públicos municipais, a visita aos sindicatos filiados, a legalização das entidades junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e a formação sindical, foram temas discutidos na reunião, que ocorreu no Município de Piancó, sertão do Estado.

Para a presidente da FETRAM, Alcicleide Lacerda, a reunião foi fundamental para definir rumos para 2024, fazer o trabalho junto aos mais de 50 sindicatos filiados no Estado, visando sobretudo, o cumprimento dos direitos dos servidores que estão sendo negados por diversos gestores municipais.” A implantação do piso nacional da enfermagem, o cumprimento do piso dos ACS e ACE, o reajuste e cumprimento do piso do magistério público, a implantação da insalubridade, periculosidade, o Piso da Odontologia e da gratificação de acordo com a portaria 960/2023, o pagamento do Previne Brasil, a realização de concurso público, são reinvindicações dos servidores em todos os municípios,” afirmou a presidente.

A vice-presidente da FETRAM, Carminha Soares, enfatizou a necessidade da organização dos sindicatos, de uma maior união para se contrapor a ofensiva dos prefeitos, que querem a todo custo, atrapalhar a luta sindical.” Precisamos legalizar todos os sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, precisamos organizar o nosso trabalho, dando prioridade à base de associados”, defendeu a mesma.

O presidente da CTB-PB, Marcos Santos, se juntou à luta dos servidores públicos municipais, enfatizando que a central tem em seus quadros a maioria dos sindicatos de funcionários públicos municipais na Paraíba e para isso será dado um olhar especial para todos.” Vou fazer um cronograma de visitas a todas as entidades filiadas, fortalecendo a luta em cada região do Estado”. Marcos ainda defendeu que em 2024 as lideranças sindicais ocupem os espaços políticos, nas prefeituras e Câmaras Municipais, reelegendo e elegendo prefeitos e vereadores comprometidos com a luta da classe trabalhadora.” Vamos incentivar nossos e nossas camaradas do movimento sindical se candidatarem e ocupar esse espaço nas prefeituras e Câmaras Municipais para fortalecer a luta sindical”, defendeu.

Frei Fábio, Secretário Geral da FETRAM, destacou a necessidade de que os sindicatos filiados à FETRAM possam estar mais próximos da diretoria para facilitar o trabalho de ajuda mútua: “Nós somos uma federação que temos interesse em caminhar junto aos nossos sindicatos para fazermos a luta, no entanto é necessário que cada entidade filiada busque também essa aproximação”. O vereador sindicalista Zé Gonçalves, membro da direção nacional e estadual da CTB, como também diretor jurídico da FETRAM, falou sobre a luta dos servidores públicos municipais e a necessidade da formação política e sindical.” Precisamos fazer uma análise de conjuntura política em cada município. Precisamos ocupar esse espaço político. Precisamos trabalhar também a formação sindical, para dar novo rumo ao movimento sindical e cada entidade”, defendeu.

Foi definida uma reunião ampliada da FETRAM para o dia 24 de fevereiro em João Pessoa, em sua sede Estadual, com a participação dos dirigentes de todos os sindicatos filiados. Nessa reunião será discutido também cursos de formação sindical.