A situação das escolas e creches do município recebeu críticas ostensivas do vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT), principalmente no que diz respeito à climatização, que denunciou estar caótica.
De acordo com discurso do parlamentar mirim na tribuna, na maioria das unidades educacionais, os ar condicionados estão quebrados e os ventiladores sem funcionar ou enguiçados.
Ele questionou a Secretaria de Educação do Município de Patos sobre os investimentos que devem acontecer na infraestrutura para o funcionamento adequado ao acolhimento das nossas crianças.
Na concepção dele, a Educação é uma pasta que recebe muito dinheiro e citou fontes como o FUNDEB, que tem 70% para pagamento de servidores e 30% para investimentos.
“Além disso tem o dinheiro do FPM que pode ser direcionado para a manutenção das escolas e creches”, ressaltou.
Na opinião de Zé Gonçalves, o que não pode acontecer é o que está acontecendo, ou seja, “as crianças, os professores e os funcionários estarem em salas de aula no calor infernal, porque o ar-condicionado não está funcionando adequadamente, nem ventilador”, reiterou.
Outro problema relatado pelo vereador sindicalista foi o de que, há unidades em que quando ligam-se todos os equipamentos, ocorre queda de energia. “E o prejuízo é bem maior”, lamentou ele.