O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) revelou que o Brasil é o quarto país no ranking mundial onde mais ocorrem acidentes de trabalho com mortes e defendeu medidas preventivas que tragam segurança para os trabalhadores e trabalhadoras. De acordo com ele, os dados são da Organização Mundial do Trabalho (OIT).
“Nós precisamos na verdade através do Cerest – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador em Patos fazer essa discussão”, ressaltou.
Zé Gonçalves disse na Tribuna da Câmara Municipal de Patos que muitas vezes, os locais de trabalho, principalmente de obras em construção, sequer são visitadas e é necessário a presença de fiscalização durante o ano todo e não apenas no Semana que trata do tema.
Ele acredita que as visitas são necessárias para que se faça o trabalho preventivo e de conscientização para a necessidade do uso de equipamentos de segurança, de proteção individual, na legalização dos trabalhadores e trabalhadoras e na observação das condições oferecidas a eles no local de trabalho.
“Tudo isso é muito importante para evitar acidentes e por isso trago o assunto para discussão nessa Casa Legislativa”, reiterou.