O Programa Escola em Tempo Integral tem uma meta de criar até 2026, 3,6 milhões de novas vagas, sendo que destas 1 milhão já nessa primeira etapa e terá o investimento de R$ 4 bilhões.
As informações foram repassadas pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) na Tribuna da Câmara Municipal, ao comemorar a sanção da Lei que cria o programa pelo presidente Lula.
“É importante que as escolas funcionem em tempo integral como também as creches porque eu acredito na Educação”, ressaltou.
Na opinião de Zé Gonçalves, todas essas políticas que estão sendo feitas devem ser reconhecidas como trabalho voltado à cidadania do povo brasileiro. “Tudo que vem para favorecer as crianças e para favorecer os trabalhadores e trabalhadoras é louvável”, reforçou.
Zé Gonçalves criticou aqueles que se posicionam contra as políticas públicas apenas por ser oposição. “Se as políticas públicas estão chegando, é importante”, reiterou. Ele salientou que todos devem querer que as melhorias cheguem e beneficiem os que precisam delas.
“Eu não quero saber quem está entregando óculos, eu quero é que as crianças tenham óculos, tenham merenda de qualidade, estudem em salas climatizadas. Eu quero que as escolas e creches tenham quadras cobertas e que a juventude e as crianças tenham conforto”, reivindicou.
Na concepção de Zé Gonçalves é necessário dar condições de trabalho para os professores, auxiliares, merendeiras e a diretoras e diretoras das escolas e creches tanto na zona urbana como rural.
Ele defendeu também o transporte de qualidade e que sejam disponibilizadas mais cuidadoras sociais nas escolas e creches. “Isso é política pública, é a presença do Estado, do Município e do Governo Federal, para que tenhamos escola pública e de qualidade para os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras. A minha visão é essa: que as coisas avancem independente de quem esteja no poder”, opinou.