Fundado neste sábado, dia 15 de julho de 2023, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Catolé do Rocha – SINDFUNC, que nasce filiado a FETRAM – Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba e a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, que tem como objetivo, representar todos os trabalhadores e trabalhadoras no serviço público municipal.
A assembleia geral de fundação ocorreu no sábado, dia 15 de julho, conforme publicação de edital no Diário Oficial da União e no Jornal de Circulação Estadual, A União , respectivamente nos dias 22 e 23 de junho, onde foi fundada a entidade, aprovado o estatuto social, além de ter sido eleita e empossada a primeira diretoria e um conselho fiscal para um mandato de três anos.
A Presidente eleita, Natália Alves Rocha, que é Enfermeira, destacou a necessidade da fundação da entidade para organizar os funcionários públicos municipais, envolvendo todas as secretarias, no sentido de fazer a luta por condições dignas de trabalho e de salários.” A fundação do Sindicato tem como objetivo central, ser um instrumento de organização e de luta de todos nós servidores. Onde devemos cumprir nossos deveres, mas ao mesmo tempo, lutar por nossos direitos “, defendeu a mesma.
O Diretor Jurídico da FETRAM e Vice presidente Estadual da CTB-PB, sindicalista Zé Gonçalves, defendeu a organização dos funcionários públicos municipais e enfatizou a importância da criação do sindicato, lembrando que os gestores públicos contam com suas representações, defendendo os seus interesses, enquanto em muitos municípios, a exemplo de Catolé do Rocha, não existia sindicato.” A fundação do SINDFUNC em Catolé do Rocha, demonstra a disposição de luta dos funcionários públicos municipais, onde seus direitos são negados diariamente. Muitos não recebem insalubridade, periculosidade, adicional noturno, quinquênio. Outros não tem direito a licença prêmio, ao EPI – equipamento de proteção individual, ao aumento de salários”, disse o mesmo.
Além disso, Gonçalves defendeu que todas as categorias tenham o seu plano de cargos, carreira e salários, incluindo os funcionários de apoio, que historicamente são desprezados.” Nas Escolas e Creches, somente os professores tem aumento devido ao piso. Mas as auxiliares de serviços, merendeiras, técnicos administrativos, vigias, ficam de fora. Precisamos reverter essa situação “, defendeu.
O diretor da FETRAM, Derlan Pinheiro, que também é presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Catolé do Rocha e Região, destacou a importância da fundação de mais um Sindicato para fortalecer a luta dos servidores.” Precisamos fazer o trabalho de base, filiar os funcionários, visando acima de tudo a garantia de seus direitos”, defendeu.
O vereador José Otávio Maia( Bizu Maia), esteve presente na assembleia e se colocou a disposição para ajudar na luta dos funcionários públicos municipais.” Pode contar com meu apoio na Câmara Municipal para fazer a luta com todos vocês “.
O SINDFUNC – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Catolé do Rocha, cidade com mais de 30 mil habitantes, terra do músico paraibano, Chico Cesar. A cidade recebeu esse nome em homenagem do seu fundador, que tinha Rocha como sobrenome e Catolé pela existência de muitas palmeiras na região, coqueiros de catolé ( Coco de catolé).