Zé Gonçalves elenca deficiências no atendimento aos autistas em Patos e critica falta de profissionais

Ao analisar a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal para debater sobre a assistência aos portadores do Transtorno do Espectro do Autista no município de Patos, o vereador sindicalista Zé Gonçalves elencou as deficiências no atendimento que sofre, principalmente, com a falta de profissionais para atender a demanda.

O parlamentar mirim criticou inclusive que cada paciente tenha apenas um dia de atendimento com um profissional de apenas 30 minutos por semana.

Outro problema destacado por ele diz respeito ao tratamento unificado que está sendo oferecido para crianças e adultos. “Porque estão tratando os adultos e os adolescentes como se fossem crianças”, explicou.

As análises de Zé Gonçalves foram feitas de acordo com o pronunciamento de Joceli de Oliveira, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região, que ressaltou as dificuldades dos que contam somente com o atendimento oferecido pelo Município.

“E quem não tem condições de pagar um profissional particular sofre com a precariedade da assistência recebida”, lamentou.

Na opinião dele, existem muitas demandas e devem ser feitos investimentos em centros especializados, diagnósticos precoces e realização de censo para detectar os casos de autismo, entre outras medidas necessárias. Ele pontuou também a assistência complementar de profissionais como fisioterapeutas, educadores físicos, equoterapeutas, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

“Apesar da Secretaria de Saúde ter apresentado dados sobre aumento do número de pessoas atendidas, ainda existe um grande vácuo porque não justifica ter-se apenas 30 minutos de atendimento durante uma semana”, criticou.

Ele reiterou que a luta dos que representam as entidades defensoras dos autistas, além dos elogios, aplausos e promessas que recebem, precisam ter respostas na prática, com ações concretas.

“Porque até as emendas impositivas que foram destinadas para a Associação dos Autistas de Patos até o momento não tomamos conhecimento do pagamento. Então que compromisso é esse?”, reclamou.