Na sessão em homenagem à Mulher na Câmara Municipal de Patos nessa quinta-feira (9), o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) cobrou uma Patrulha Maria da Penha para nossa cidade e também projetos e ações para melhorar a segurança e qualidade de vida das mulheres patoenses em âmbito municipal.
“Cadê o planejamento da Secretaria Executiva da Mulher de Patos para as mulheres do nosso município?”, interrogou o vereador. Ele interrogou também sobre projetos e ações concretas para elas.
Para ele, a falta da Patrulha Maria da Penha é uma vergonha, diante da observação de que existem muitas viaturas paradas em locais determinados na cidade, Sendo assim, seria incompreensível o fato de nenhuma delas poder fazer o trabalho voltado à proteção e segurança das mulheres patoenses.
Ele voltou a criticar as ações de serviços na praça, muitas vezes lotada por comissionados obrigados a estar lá, e não ser apresentado nada que realmente traga mudanças quanto à segurança, saúde e qualidade de vida das mulheres, principalmente as que mais necessitam e moram nas periferias e zona rural.
Ele citou entre seus questionamentos melhorias voltadas à moradia, saúde, creches, geração de emprego e renda, transporte coletivo, entre outros. “Qual a política pública voltada para as mulheres da zona rural?”, completou.
“As políticas públicas não estão chegando. Essa é a realidade”, criticou, dizendo que é preciso que se faça essa reflexão e se lute junto com todas as mulheres da cidade e do campo, com as mulheres negras, com as mulheres desempregadas “para que a gente possa mudar essa atual conjuntura que é totalmente desfavorável às mulheres em nosso Município, em nosso Estado e no nosso País”.