Delegacia da Mulher de Patos faz 25 anos e Zé Gonçalves cobra políticas públicas para dar mais segurança às vítimas de violência

Delegacia da Mulher de Patos faz 25 anos e Zé Gonçalves cobra políticas públicas para dar mais segurança às vítimas de violência

Na sessão da Câmara Municipal dessa quinta-feira (27), que destacou os 25 anos da implantação da Delegacia da Mulher em Patos, o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) parabenizou a luta contra a violência que penaliza muitas mulheres e cobrou mais políticas públicas voltadas à promover a cidadania.

Na opinião do parlamentar, não basta focar só na questão da violência, mas também na geração de Emprego e Renda, Saúde, Educação, Moradia e oferecer creches para que elas possam trabalhar e ganhar seu sustento. “As mães que trabalham têm dificuldades, porque não há creches em tempo integral. Eu acho importante refletirmos sobre isso”, enfatizou.

Ele destacou também a necessidade de transporte coletivo em nossa cidade que tem mais de cem mil habitantes e não dispõe desse serviço importante. A falta do transporte coletivo deixa quem mora no Alto da Tubiba sem condições de se deslocar até a Cruz da Menina e quem está na Cruz da Menina tem dificuldades para ir até as Sete Casas, conforme o parlamentar mirim.

“É uma questão que temos que discutir aqui em Patos. Durante os quatro meses da gestão Lenildo (Morais) nessa prefeitura tínhamos transporte coletivo e desapareceu”, criticou. Para ele, é uma questão de política pública, de Mobilidade Urbana, que precisa ser tratada na Casa Legislativa patoense.

Outro problema citado por Zé Gonçalves que vitimiza as mulheres da nossa Região diz respeito ao atendimento dado, principalmente àquelas de baixa renda, na Maternidade Peregrino Filho. De acordo com ele, há muita dificuldade para realizar partos cesarianas naquela unidade de saúde, o que muitas vezes põe em risco a vida delas.

“Quando é rica não tem dificuldade, porque o médico que a acompanha, desde o primeiro minuto de gravidez até o final, é particular. Agora, as mulheres pobres ficam sofrendo para ter seus filhos”, reclamou, reiterando que trata-se também de um tipo de violência contra a mulher.

Na visão de Zé Gonçalves, é preciso alertar a todos sobre essa situação e cobrar políticas públicas voltadas para as mulheres negras, as mulheres LGBTQIA+, as mulheres ciganas, enfim a todas.

Casa de Acolhimento

Zé Gonçalves voltou a destacar a necessidade de Patos possuir uma casa de acolhimento às mulheres vítimas de violência. Na opinião dele, é importante discutir todos esses problemas, mas essas questões devem sair do discurso na Tribuna e ir para a ação e exigir que os políticos, dos quais vereadores, deputados, prefeitos, governador e secretários, realmente cumpram a obrigação e apresentem as políticas públicas.

Ele parabenizou à Delegacia da Mulher pelos 25 anos de trabalho voltado à defesa das vítimas de violência e a todos que travam essa luta que não é só das mulheres, mas de todos, homens e mulheres.