Zé Gonçalves denuncia a falta de soro antirrábico humano na Paraíba e preocupação é com população de animais de rua de Patos sem vacina

Uma nota divulgada pela Gerência de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Estado informa que está faltando soro antirrábico humano na Paraíba. A denúncia foi levada ao conhecimento de todos pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa terça-feira (2).

De acordo com o documento, datado de 13 de julho passado, o imunobiológico é distribuído exclusivamente pelo Ministério da Saúde para as Unidades Federadas.

“Atualmente o estoque de soro antirrábico faz com que a Secretaria de Saúde da Paraíba, por meio da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Controle de Zoonoses recomende aos gestores municipais o uso racional deste imunobiológico”, diz a nota.

A preocupação de Zé Gonçalves é com a população de cães, especialmente os que estão nas ruas de nossa cidade e que não são vacinados.

“Hoje, quem for mordido por cachorro não vai tomar vacina e o cachorro terá que ser acompanhado para saber se ele morreu. Agora, eu quero saber como se vai acompanhar um cachorro de rua”, observou o vereador.

Zé Gonçalves informou que, ainda de acordo com a Nota, “para o uso deve ser feita uma avaliação clínica criteriosa, com a análise inclusive da situação vacinal da pessoa envolvida no acidente”.

A Nota diz ainda, conforme Zé Gonçalves, que para se usar o estoque que ainda resta deve-se analisar os critérios dos órgãos gestores e dos programas e “nos casos em que o cão e ou gato sejam passíveis de observação não está indicado o uso do soro antirrábico, a não ser que o animal evolua para óbito, desapareça, ou apresente sinais clínicos compatíveis com a raiva”.

Na opinião de Zé Gonçalves, no caso de um cão de rua, é muito difícil fazer esse acompanhamento. “Veja a que situação chegou o nosso Estado e o nosso País”, criticou. Em Patos, a unidade de referência é o Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos que atende a todos os municípios do Sertão do Estado.

Zé Gonçalves lembrou que o problema de desabastecimento de soro também acontece para os casos de picada de cobras.