ACS e ACE de Patos se revoltam com proposta apresentada pela Prefeitura de Patos

Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda feira, dia 1 de agosto de 2022, no Auditório da Associação Comercial de Patos, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, discutiram a proposta de redução da gratificação de 40% para 25% das duas categorias, apresentada pelo prefeito Nabor Wanderley na audiência realizada na última sexta feira.

As categorias protestaram pois enquanto conseguiram o piso nacional de dois salários mínimos, uma luta muito mais difícil, em Patos, o prefeito impõe a redução de uma gratificação que vinham recebendo há mais de 15 anos.

Para o presidente do SINDACSE, Bosco Valadares, o prejuízo está se dando na periferia da luta que é justamente no município de Patos e no entanto, nacionalmente as vitórias tem sido permanentes.

Já a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, afirmou que a gestão colocou uma faca no pescoço dos ACS e ACE, não melhorando a proposta e impondo um retrocesso para as duas categorias no município.

O vereador sindicalista Zé Gonçalves ( PT), também se posicionou e criticou essa postura da gestão para com os servidores públicos municipais.” Enquanto os ACS e ACE tem piso nacional, ficaram alegres com a conquista, em Patos a gestão reduz uma gratificação de 15 anos”, disse o mesmo.

A gestão se comprometeu em pagar o piso, a insalubridade, o retroativo, tudo já assegurando por lei, mas no entanto, reduz a gratificação de 40% para 25% causando um prejuízo mensal de 363,00 para cada ACS e ACE de Patos.

O assessor jurídico do SINFEMP, Dr. Damião Guimarães esteve presente orientando o campo jurídico e hoje a tarde está sendo realizada uma reunião da comissão com a gestão municipal para discutir a lei que será enviada para a Câmara Municipal, assegurando o pagamento da insalubridade em cima do piso nacional, o retroativo de maio e junho, as diferenças no pagamento referente aos três meses e também a nova lei que regulamentará a gratificação em cima de 25% , assegurando assim a sua incorporação na aposentadoria dos ACS e ACE futuramente.