Zé Gonçalves defende implantação do piso dos ACS e ACE de dois salários mínimos retroativo a 1º de janeiro

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT), defende que o Prefeito de Patos, Nabor Wanderley encaminhe projeto de lei para a Câmara Municipal, assegurando o novo piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Patos com retroatividade ao mês de janeiro do corrente ano.

Os recursos já chegaram no município e precisam serem direcionados imediatamente para esses servidores públicos que no dia a dia fazem a saúde preventiva.
Os ACS e ACE devem receber R$ 2.424,00 acrescidos de 40% de uma gratificação, 20% de insalubridade para os ACS e de 40% para os ACE, pois este último trabalham com veneno. Além disso, tem o quinquênio e as progressões horizontais e verticais das duas categorias.
Para Zé Gonçalves as categorias que tem piso nacional definido como os ACS e ACE, professores e a grande luta travada pelo piso nacional da enfermagem, os prefeitos são obrigados a cumprirem, já outros servidores os gestores dificultam ao máximo. No caso de Patos tem diversas categorias sem reajuste há 7 anos em seus salários e gratificações.” Vamos intensificar a luta por todas as categorias de servidores públicos de Patos, envolvendo também os aposentados e pensionistas”, disse o mesmo.

FNS - Fundo Nacional de Saúde(5)