Falta de vaga para dentista na UBS, não aquisição de produtos da agricultura familiar e transporte escolar continuam penalizando Santa Gertrudes e Zona Rural

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) voltou a criticar o tratamento dado ao Distrito de Santa Gertrudes e as demais áreas rurais do município de Patos. Na tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa quinta-feira (22) ele voltou a solicitar soluções para o transporte de estudantes, a aquisição dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e o aumento no número de vagas para o atendimento de dentista na UBS do Distrito.

Quanto ao transporte escolar, Zé Gonçalves visitou o distrito e verificou que os estudantes continuam prejudicados com o atraso dos veículos, muitos dos pais estão tendo que arcar com os custos do transporte para que seu filho possa chegar no horário das aulas.

“Tem que resolver essa demanda do Distrito de Santa Gertrudes porque é um crime deixar o filho de um trabalhador e uma trabalhadora chegar atrasado no IFPB, na UEPB e na UFPB. Já pensou o esforço de quem mora na Zona Rural para chegar em uma escola?” ponderou.

Zé Gonçalves criticou a qualidade da merenda servida nas escolas no geral, enquanto a produção da agricultura familiar do município pode oferecer produtos de melhor qualidade para promover a saúde dos estudantes.

“Eu acho que o leite e ovo são mais importantes do que um suco de kisuco ou uma bolacha cream cracker”, analisou.

Zé Gonçalves disse que, em sua mais recente visita ao Assentamento Patativa do Assaré, constatou que a agricultura familiar produz jerimum, alface, cebola, limão, pimentão, banana, couve-flor, cebolinha, melancia, feijão verde, ovos, galinha, leite. No mínimo 30 por cento do que é adquirido para a merenda escolar pelo Município e pelo Estado devem ser adquiridos dessa produção.

Sobre a questão da falta de vagas para a dentista na UBS Antônio Urquiza, Zé Gonçalves disse que a demanda para odontologia é muito grande e a unidade de saúde só disponibiliza seis vagas para toda a população de Santa Gertrudes, do Assentamento e de toda aquela área rural.

“Lá só existem duas bandejas com equipamento para fazer o atendimento odontológico. A culpa não é nem do profissional é porque não são oferecidas condições”, criticou. Na opinião de Zé Gonçalves, não existem justificativas e deve-se oferecer condições para que o atendimento seja aumentado e a população que necessita possa fazer uma obturação, uma extração e um tratamento dentário.

Ele disse que presenciou casos de idosos e crianças necessitando de atendimento, mas não tem condições de pagar porque o tratamento é caro.

“Ali, em Santa Gertrudes, nós precisamos de um posto avançado, um Pronto Atendimento, um laboratório. Nós precisamos de uma atenção especial para o Distrito”, desabafou.