Zé Gonçalves cobra serviços de recuperação e melhorias para os cemitérios de Patos

A situação de abandono em que se encontram os cemitérios de Patos foi levada à Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão dessa quinta-feira (28), que cobrou serviços de recuperação e melhorias.

De acordo com Zé Gonçalves, a questão é séria porque lá estão repousando nossos entes queridos. De acordo com ele, o descaso atinge os cemitérios de Santa Gertrudes, o São Miguel, o Santo Antônio e o São Judas.

“O matagal está tomando de conta de alguns cemitérios e em alguns não foi feito sequer o calçamento e é no barro”, criticou.

Zé Gonçalves citou outro problema grave que é a falta de iluminação, pois vândalos estariam roubando e depredando esses patrimônios públicos.

Na opinião dele é necessário uma recuperação, com a reconstrução de paredes, e dar mais segurança para quem utiliza aqueles equipamentos. “Devemos ter uma vigilância permanente nesses cemitérios”, cobrou. O parlamentar mirim cobrou, além da recuperação e cuidado dos que já existem, a construção de novos cemitérios públicos, citando a saída para Piancó como uma área descoberta por esse serviço.

Outra reivindicação do vereador patoense diz respeito à necessidade de um local para os corpos fiquem aguardando o sepultamento “com dignidade, porque as capelas existentes não têm nenhuma condição para velar um corpo de um ente querido daqueles que não têm condições de pagar funerária”, enfatizou.

Aumentar o número de coveiros no nosso município é outra necessidade para melhorar os serviços, conforme Zé Gonçalves. De acordo com ele, há necessidade de realização de concurso público para preenchimento de vagas nesse setor e inclusive é necessário também dar condições dignas de trabalho a quem faz o serviço.

“O problema é que só se preocupam com esses cemitérios quando está próximo do Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados. É uma vez por ano e quando você entra em um cemitério vê o abandono que não tem nenhum sentido de estar acontecendo”, enfatizou.