Um alerta de ameaça ao Projeto de Lei 2564/2020 do Piso Nacional da Enfermagem foi feito pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa terça-feira (26). Conforme ele, se a PEC 122/2015 for aprovada na Câmara Federal ela irá prejudicar a luta da Enfermagem.
Zé Gonçalves explicou que “enquanto o Projeto de Lei 2564/2020 assegura o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 122/2015 veta qualquer aumento para trabalhadores e trabalhadoras no serviço público, caso o governo Federal não encaminhe recursos para os Estados e Municípios”.
Na opinião do vereador e sindicalista, não interessa se essa PEC 122/2015 for aprovada antes ou depois do Projeto de Lei da Enfermagem porque no momento em que for votada e aprovada, ela irá travar o pagamento do piso a esses profissionais.
“Porque ontem e hoje os prefeitos estão lá em Brasília lutando contra aumento para servidor público, especialmente o aumento para a Enfermagem”, analisou.
Zé Gonçalves acredita que, por esse motivo, o piso da Enfermagem está ameaçado e convidou as categorias da enfermagem de Patos para no dia 4 de maio assistirem na sede do Sinfemp à votação do Projeto 2564/2020.