Zé Gonçalves lê depoimento e diz que luta pela mobilidade urbana para pessoas com deficiência vai continuar

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) trouxe de volta à tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na noite dessa terça-feira (30) o tema da audiência pública que discutiu a mobilidade urbana para pessoas com deficiência no município de Patos e disse que a luta por políticas públicas vai continuar.

O vereador patoense leu o depoimento da professora Silvana Lucena, da Escola Especial Irmã Benigna, que é servidora do Município. De acordo com o depoimento da docente, o que mais prejudica é a falta de empatia e amor ao próximo.

“Temos diversas dificuldades, como as calçadas que não podemos usar e dividimos espaço com cadeiras, expositores e com os carros. As pessoas não respeitam. Temos dificuldade de andar com nossos alunas nas ruas”, desabafou a professora num trecho do depoimento

Ela pediu também mais respeito e menos preconceito, criticando o atendimento de uma vendedora que teria lhe dito que “lugar de cego é em casa”, quando a professora entrou em uma loja. Outro episódio triste vivido por ela, teria sido quando lhe derrubaram em frente à Catedral de Patos e teriam lhe dito: “Não sei por que cego na rua”.

No depoimento lido por Zé Gonçalves, a professora Silvana disse que “falta acessibilidade, falta uma pessoa que oriente o cego, falta intérprete de libras. Vamos nos respeitar mais, respeitar a pessoa com deficiência e todos serão felizes dessa forma”.

Ao concluir a leitura do depoimento da professora, Zé Gonçalves criticou as gestões por não desenvolverem ações e políticas públicas inclusivas para a mobilidade urbana voltada para inclusão dos deficientes.