Em Audiência Pública sobre o Dia Alusivo às Vítimas do Trânsito, Zé Gonçalves trata de pontos críticos e pede soluções

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) citou alguns pontos críticos do trânsito de Patos ao participar na manhã dessa sexta-feira (19) de Audiência Pública sobre o Dia Alusivo às Vítimas do Trânsito de autoria da presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo (PSL).

O parlamentar mirim citou trechos como o da saída para Piancó (do posto da Maternidade até o Itatiunga) que não tem iluminação adequada e onde já ocorreram diversos acidentes, inclusive com morte. “Ali moram trabalhadores e trabalhadoras que andam de moto, bicicletas e até em carroças e os acidentes são constantes”, reclamou.

Na opinião dele, é uma questão de políticas públicas e tem que ter projeto para resolver, uma vez que além de tudo o acostamento é invadido com construções ou é feito de depósito de sucatas.

Outro trecho crítico citado por Zé Gonçalves foi o do Atacadão até a Ceasa, no contorno da BR 230. Naquele área, o trânsito é intenso e há tráfego de caminhões, carroças, motos, bicicletas e pedestres. E quem vem de viagem, só para um pouco nas lombadas eletrônicas, em frente ao Atacadão, no Distrito Industrial e na Cruz da Menina. Ele pediu mais lombadas para dar mais segurança àquele trecho.

A saída para Campina Grande também foi apontada por Zé Gonçalves como trecho crítico por possuir duas grandes lojas de carro que tomam o espaço de tráfego. Há necessidade, na opinião do vereador patoense, de notificação daquelas grandes empresas, uma vez que sucatas e fábricas de móveis foram multadas justamente por invadirem espaço público naquele mesmo trecho, tendo regularizada a situação.

A saída para São José do Bonfim também está sofrendo com invasões de áreas públicas em que os acostamentos estão sendo eliminados.

Zé Gonçalves mencionou também falhas na sinalização horizontal em que as tintas utilizadas não têm durabilidade e estão sempre apagadas. Erros na sinalização; Alça Sudeste com acesso a BR 230 em local inadequado, além de estar esburacada; e a necessidade de uma Alça Oeste que vá da Cruz da Menina até o Itatiunga, foram outros destaques em seu discurso.

O vereador patoense alertou para que o trânsito seja discutido com o envolvimento da Saúde, Educação, Infraestrutura e a Mobilidade Urbana. Zé Gonçalves agradeceu a Tide Eduardo pela propositura e também participação na audiência pública da Polícia Rodoviária Federal, Polícias de Trânsito e da STTrans.

De acordo com dados apresentados pela Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran, morrem quatro pessoas a cada hora no trânsito brasileiro que, de acordo com dados atualizados, somaram cerca de 35 mil mortes. É a principal causa de morte acidentais entre crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 14 anos.
Na maioria dos acidentes, a negligência, imprudência e imperícia são as principais causas.
Além da infraestrutura, há necessidade da Educação no Trânsito e ações efetivas de fiscalização para que esses números possam ser reduzidos e o trânsito ofereça mais segurança.