Cuba diz que está perto de controlar a disseminação do novo coronavírus

Ilha está há nove dias sem mortes e novos casos positivos caíram para menos de 10 por dia; visitas médicas, rastreamento de doentes e isolamento são os principais cuidados

Reina Paula, uma vendedora de um shopping center em Havana, Cuba , contou que no mesmo dia em que um funcionário teve teste positivo para os sintomas da Covid-19 , todos os outros funcionários da loja foram transferidos para instalações de isolamento para realização de testes, iniciando um cuidadoso protocolo de saúde.

O pessoal da atenção primária de saúde se organizou para rastrear os parentes da pessoa infectada, que também foram enviados para uma quarentena, enquanto a mídia estatal apelou a qualquer outra pessoa com quem eles pudessem ter tido contato próximo para se apresentarem para os testes. Aqueles que testaram positivo foram hospitalizados.

“Eles seguiram os passos clínicos como um relógio suíço e estou mais do que satisfeita com o pessoal de saúde de Cuba : estou muito agradecida pelo trabalho”, disse Paula, por telefone, já em casa, depois de se recuperar da Covid-19.

O marido, a filha, o genro e o neto dela também foram postos em quarentena e enviados para casa após testes negativos.

O episódio é um exemplo do protocolo que Cuba adotou para conter o surto do novo coronavírus relativamente rápido.

Na ilha, novos casos caíram para uma média de menos de 10 por dia, a partir de um pico de cerca de 50, e dois terços das províncias estão livres do vírus, segundo dados oficiais. Segunda-feira foi o nono dia consecutivo sem mortes pela Covid-19 em Cuba.

No final de semana, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse que o vírus estava “sob controle” em Cuba e que o governo logo anunciaria medidas para reabrir gradualmente a ilha.

Como parte das medidas para impedir a propagação do vírus, Cuba fechou fronteiras, escolas, paralisou o transporte público e instou os cubanos a praticar distanciamento social e usar máscaras faciais, em meio a longas filas fora das lojas, devido à crescente escassez de bens.

O não cumprimento das medidas poderia levar a multa ou até penas de prisão. Cuba enviou dezenas de milhares de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina para examinar as casas diariamente em busca de casos positivos.

Cuba registrou até agora 2.200 casos diagnosticados da doença e 83 mortes, em uma população de 11 milhões de habitantes.

Volta da Itália

Na noite de quinta-feira, a ilha realizou uma cerimônia oficial para receber 36 médicos, 15 enfermeiros e um administrador que passaram dois meses na Itália para ajudar a combater a pandemia da Covid-19.

A cerimônia de recepção foi transmitida ao vivo pela televisão estatal. Usando máscara, luvas e jaleco branco, os integrantes do grupo receberam uma rosa vermelha e uma medalha durante uma recepção no aeroporto da capital.

O presidente Díaz-Canel falou com eles através de uma tela gigante instalada em um saguão do aeroporto, a partir da reunião do Conselho de Ministros, acompanhada por vários membros do governo.

Na pandemia, Cuba enviou médicos para 15 países, incluindo Espanha, México e África do Sul.

Fonte: undefined – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2020-06-09/cuba-diz-que-esta-perto-de-controlar-a-disseminacao-do-novo-coronavirus.html