O CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, em parceria com a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, realizou um Curso Regional de Formação Sindical, no Auditório da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, em João Pessoa, reunindo 171 Sindicalistas dos três estados.
No dia 29 durante a manhã, os temas tratados foram: Direitos Sindicais, Trabalhistas, Pejotização e Terceirização e à tarde, Direitos Previdenciários com o advogado e assessor jurídico da Contee, José Geraldo Santana.
Já no dia 30, durante a manhã, o tema discutido foi Gestão Sindical Classista, por Aurino Pedreira, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia e da Direção do CES.
O presidente da CTB/RN, Alexander de Brito, destacou a importância da realização do Curso de Formação Sindical, especialmente na atual conjuntura política, onde os dirigentes sindicais devem priorizar a luta e propôs a realização de um curso específico sobre a comunicação sindical e o uso da inteligência artificial pelo movimento.” Precisamos nos capacitar e nos inserirmos no mundo digital, não esquecendo o trabalho de base junto aos trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho “, disse.
A dirigente da CTB/PE, Valeria Silva, enalteceu a realização do curso e ao mesmo tempo, defendeu a formação sindical, como uma ferramenta para transformar a sociedade.” É fundamental a participação nos cursos de todos os sindicalistas para avançar na organização e acima de tudo, fazer a mudança de nossa sociedade”, disse a dirigente sindical.
O presidente da CTB/PB e Diretor do CES, Zé Gonçalves, afirmou que existem condições reais de fazer a luta, a formação sindical presencial e que o curso foi um verdadeiro sucesso.” Reunir 171 dirigentes sindicais durante dois dias, de três estados, sendo 95 mulheres e 76 homens, demonstra a capacidade, o compromisso e a disposição que temos de construir e fazer a luta, sem esquecer da formação sindical que transforma a vida e atuação de todos, junto à base.”
Gonçalves defendeu a parceria entre a CTB e o CES, como ferramenta principal para filiar novas entidades sindicais à central.” Aqui não tem segredo. Até o momento, os cursos de formação que foram realizados, serviram para atrair diversos presidentes de sindicatos que se filiaram à nossa central. Por isso, defendo que esse trabalho continue, independente de questões financeiras, pois quando se quer, faz. CES e CTB, a formação é pra valer!’, defendeu o líder sindical.
















































































































































































































