Zé Gonçalves se solidariza com trabalhadores que não serão liberados do trabalho na Sexta-Feira Santa: ‘falta sensibilidade do patronato”

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) criticou na tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa terça-feira (12) setores do Comércio e Indústria de Patos que vão funcionar normalmente na Sexta-feira Santa deixando os trabalhadores e trabalhadoras sem o tradicional descanso nesse período.

De acordo com ele, falta sensibilidade do patronato, uma vez que trata-se da Semana Santa. “Eu estou impressionado que nem na Sexta-feira Santa esses trabalhadores serão liberados para ficar em suas casas”, ressaltou.

Ele compreendeu que nem todos os setores podem parar, mas considera que não há necessidade de tudo estar aberto com todos tendo que trabalhar.

O parlamentar mirim criticou também a jornada extravagante, principalmente de quem trabalha no setor de bebidas, com a base salarial de pouco mais de um salário mínimo.

“Não recebem periculosidade, nem insalubridade e nem adicional noturno, muitas vezes. Uma situação verdadeiramente caótica para esses trabalhadores e trabalhadoras” reiterou.

Zé Gonçalves reforçou a necessidade de uma discussão sobre a situação e das condições de trabalho e salarial na iniciativa privada.

Ele contou que escutou de uma trabalhadora do Comércio que estava grávida sobre a situação e as dificuldades que passou, tendo que ir trabalhar muitas vezes doente por ter gravidez de risco e as dificuldades para amamentar, entre outros problemas.

“As mulheres são 80 por cento do trabalho no Comércio e Indústria de Patos. E nem na Sexta-feira Santa podem ser liberadas para ficar em casa com suas famílias”, comoveu-se.