Fundado o Sindicato de Técnicos Administrativos da Universidade Estadual da Paraíba-SINDUEPB, que nasce filiado a CTB e a FASUBRA

Em assembleia geral realizada no último dia 17 de junho de 2025, no Hall da Escola Técnica Redentorista em Campina Grande, foi fundado o SINDUEPB – Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Estadual da Paraíba, nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, aprovado o seu estatuto, eleita a diretoria e o Conselho Fiscal, além da deliberação de filiação a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, como também a FASUBRA – Federação de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.

A mesa diretora dos trabalhos, coordenada por Felipe Rodrigues, Fabiana Araújo e Fernando Borges, com a presença da assessora jurídica, colocou em votação a proposta de criação do sindicato, tendo sido aprovado por ampla maioria dos presentes, tendo em seguida, feita a leitura da proposta de estatuto, artigo por artigo, colocado em votação e aprovado por todos. Dando prosseguimento aos trabalhos, foi apresentada uma chapa para cargos na diretoria e no conselho fiscal, colocado em votação e aprovada por todos.

A presidente eleita, Fabiana Araújo destacou a importância da fundação do sindicato e ao mesmo tempo agradeceu a participação dos servidores e de dirigentes de entidades presentes. “É o começo de uma nova etapa, com autonomia, representatividade e compromisso com a base. Quero agradecer aqui a presença e o apoio dos dirigentes do SINTESP, SINTESUF, FASUBRA da CTB/PB, que fortalece ainda mais a nossa luta”. Disse a jovem liderança sindical.

O recém-eleito presidente estadual da CTB/PB, Zé Gonçalves elogiou a fundação da entidade e ao mesmo tempo se comprometeu a contribuir com o fortalecimento da luta dos servidores técnicos administrativos da UEPB. “Uma grande vitória dos trabalhadores e trabalhadoras técnicos administrativos da UEPB, pois a UFPB e UFCG já tem seus próprios sindicatos e é normal a fundação desse, pois enquanto as outras universidades travam a luta com o governo federal, no caso específico da UEPB é com o governo Estadual. Isso não é divisão, isso significa dizer que agora a pauta da UEPB será levada em consideração, será levada a luta e em caso de negativa do gestor estadual, os próprios servidores podem decidir as suas formas de luta”, disse o sindicalista.

Zé Gonçalves agradeceu a todos a filiação da entidade a CTB e se comprometeu a fazer o trabalho em conjunto nas lutas e na formação sindical. “Vamos trabalhar a formação sindical, pois no mês de novembro tem um curso de formação sindical em João Pessoa, mas queremos realizar um curso em Campina Grande para fortalecer a base de sindicatos filiados a nossa central sindical”. Finalizou.