A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou seu 6° Congresso Estadual no dia 14 de junho de 2025, onde conseguiu reunir mais de 200 delegadas e delegados nas 16 regionais existentes no Estado, representando 47 entidades filiadas.
O congresso teve a presença do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que fez uma intervenção sobre a conjuntura política internacional e nacional, além de destacar a grandiosidade do evento.” A CTB Paraíba realiza nesse momento o maior congresso no Brasil, mobilizando 250 sindicalistas, entre delegados e convidados, demonstrando organização e trabalho de base”.
Adilson agradeceu a todos presentes.” Agradeço o acolhimento, em tempo desejo êxito a direção eleita, na certeza que iniciamos um novo ciclo de conquistas e realizações. Vamos trabalhar juntos para que tudo de bom e de melhor aconteça. Sigamos na luta de resistência pela melhoria da vida das trabalhadoras e dos trabalhadores do campo e da cidade. Na luta e na labuta, venceremos!”. Afirmou.
O 6° Congresso Estadual homenageou a líder camponesa, Elizabeth Teixeira, uma mulher marcada para viver, viúva de João Pedro Teixeira, pelo seu centenário e a luta incansável pela reforma agrária na Paraíba e no País, tendo sido representada por Alane Lima, presidente do Memorial das Ligas Camponesas em Sapé. No momento foi entregue um quadro de Elizabeth Teixeira, pintado com café pelo artista plástico Alex Souto da cidade de Patos.
O congresso aprovou o plano de lutas, além de eleger a Diretoria, Conselho Fiscal e os Coordenadores nas 16 regionais de João Pessoa, Cabedelo, Mamanguape, Guarabira, Itabaiana, Picuí, Campina Grande, Monteiro, Taperoá, Patos, Princesa Isabel, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras, totalizando 84 dirigentes sindicais no Estado, sendo 48 homens e 36 mulheres. Além disso, foram eleitos os delegados e suplentes para o 6° Congresso Nacional que será realizado de 7 a 9 de agosto em Salvador na Bahia.
O presidente eleito Zé Gonçalves, agradeceu a participação de todos os delegados e delegadas, destacando que o trabalho de base, de visitas e mobilização junto as entidades filiadas surtiu o efeito desejado.” Tínhamos uma meta de reunir 200 delegados e delegadas no 6° CTB/PB e ultrapassamos esse número, demonstrando que somente o trabalho de base surte o efeito desejado”.
Gonçalves agradeceu ainda ao presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que decidiu acompanhar o congresso na Paraíba.” Quero agradecer a Adilson Araújo pela presença no congresso da Paraíba, pois é a primeira vez que um presidente da nacional participa e isso é muito importante, pois tem conhecimento in locun da realidade e ao mesmo tempo, fortalece e anima a nossa militância no dia a dia “, disse.
O deputado estadual Inácio Falcão ( PCdoB) da Paraíba, prestigiou o evento, se comprometendo com a luta dos trabalhadores e também se colocando a disposição da central durante o mandato da nova direção.
O sindicalista Marcos Santos, fez o seu agradecimento a todos, desejando sucesso a nova direção eleita e afirmando que irá continuar contribuindo com o movimento, mas sem pertencer a direção da central. ” Agradeço a todos vocês que contribuíram durante os 4 anos tendo a minha pessoa como presidente e de agora em diante, irei ajudar a Zé Gonçalves e demais, mas sem integrar a direção “.
O primeiro passo depois do congresso é reunir a direção estadual, as regionais, discutir a realização do Planejamento Estratégico Situacional, curso de formação sindical, além de iniciar o trabalho de legalização dos sindicatos filiados que ainda não tem a carta sindical. ” Vamos intensificar o trabalho de base e fortalecer a nossa direção e os sindicatos filiados”.