Falta de saneamento e de fiscalização nas construções provoca caos nas ruas de Patos e Zé Gonçalves mostra cotidiano de quem vive com esgoto na porta

Fotos e vídeos mostrando o cotidiano de moradores que convivem diariamente com esgotos a céu aberto na porta de casa foram mostradas pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PC do B) em sessão da Câmara Municipal.

As ilustrações servem para tentar identificar o motivo de algumas ruas continuarem com os mesmos problemas, mesmo após os serviços de conserto de galerias serem realizados. As ruas da amostra são a Travessa Manoel Mota, no Monte Castelo, e a Rua José Soares da Costa, que abriga o restaurante popular, no Jatobá.

Na opinião de Zé Gonçalves além da falta de saneamento básico, falta fiscalização dos órgãos competentes para evitar que as construções de residências e outros imóveis tenham a capacidade de acondicionar sua rede de esgoto sem que ela transborde para as ruas.

“Eu recebi denúncias de que as manilhas são pequenas e não suportam a vazão dos esgotos das residências e aí eu pergunto porque as manilhas transbordam para as ruas? Falta fiscalização?”, interrogou.

Zé Gonçalves ressaltou a existência de fiscais de obras na Prefeitura e também de órgãos fiscalizadores como o CREA e a própria Caixa Econômica Federal que financia a construção e venda de alguns desses imóveis, cujos moradores sofrem com essa situação preocupante.

Ele inclusive detalhou o que seria necessário fiscalizar para que o imóvel construído não apresente problemas como esse, em que as fossas sépticas inadequadas transbordam levando esgoto para as ruas, provocando riscos à saúde das famílias que adquirem as casas e para toda a comunidade.