Em Patos, famílias da comunidade Serrote Liso aprovam realizar protesto diante da possibilidade de expulsão das suas casas

Reunidas na tarde deste sábado, dia 27 de janeiro, às famílias da comunidade Serrote Liso, que ocupam área pública localizada às margens da Alça Sudeste, em Patos, avaliaram a situação após a ameaça da demolição dos casebres após a entrega dos apartamentos aos contemplados com moradias nos conjuntos São Judas Tadeu I e II.

As famílias estão preparando uma mobilização no centro de Patos para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grave problema vivido no espaço que não dispõe de infraestrutura de água, energia, esgoto e serviços básicos essenciais.

De acordo com relatos, apenas 11 das 75 famílias que vivem na área foram beneficiadas com apartamentos nos conjuntos São Judas Tadeu I e II. As famílias que não receberam apartamentos tomaram conhecimento que a Prefeitura Municipal de Patos pretende determinar a desocupação total da área ocupada.

Várias casas de alvenaria foram erguidas na comunidade após promessas de desafetação da área para fins de moradia regular. Famílias relataram que o próprio prefeito Nabor teria se comprometido em desafetar a área, mas não disse mais nada a esse respeito e está causando receio na localidade.

A presidente estadual da Unidade Popular (UP), Rosilene Santana, esteve reunida com as famílias e prestou solidariedade à causa da moradia popular. Rosilene destacou que a Prefeitura Municipal de Patos deve discutir com as famílias para buscar uma solução adequada e que garanta dignidade a todos e todas. Representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário também se fizeram presentes.

O vereador sindicalista José Gonçalves (PT) colocou o mandato popular à disposição das famílias para que se ache uma saída que não seja a demolição de casas que foram construídas e se garanta a construção de outras por meio dos programas de habitação social.

Jozivan Antero – Polêmica Patos