Sindicatos do Vale do Piancó participam de reunião Regional da CTB-PB

No último sábado, 25 de março, foi realizada a reunião da Regional da CTB em Itaporanga, no sertão do Estado, que contou com a presença de presidentes de sindicatos filiados a central.

A reunião aconteceu no Centro Paroquial João Paulo II no centro da cidade, onde foi discutido uma ampla pauta que tratou da legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, cumprimento do Piso Nacional dos Professores, ACS/ACE, como também a luta pela implantação do Piso Nacional da Enfermagem na região.

O advogado Paulo Conserva que prestar assessoria jurídica a diversas entidades sindicais na regional, fez uma intervenção colocando a necessidade da organização dos sindicatos, especialmente em mudanças de plano de cargos, carreira e salários, encaminhados pelos prefeitos que retiram direitos conquistados há muito tempo pelos servidores.

A Secretária Geral da CTB-PB, Alcicleide Lacerda falou sobre a necessidade da regularização urgente de todos os sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e se colocou a disposição para essa tarefa, pois tem uma meta de filiação a central até dezembro deste ano e a Paraíba não pode ficar de fora.” Vamos nos esforçar para que a Paraíba possa contribuir com essa meta nacional, atualizando os sindicatos, fazendo filiação de novos Sindicatos e buscando regularizar aqueles que aínda não tem carta sindical”, apelou a sindicalista.
Seli Cavalcante que é Coordenadora da CTB-PB na Regional de Itaporanga, defendeu a necessidade da direção da central participar das reuniões nos sindicatos, para juntos fortalecer a luta.

O Secretário de Formação Sindical da CTB-PB, Frei Fábio, fez uma exposição sobre a importância da formação sindical e a necessidade de retomar os cursos na Paraíba e para isso já recebeu uma proposta do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho para a CTB-PB que será discutido a viabilidade em sua reunião.

O vice presidente da CTB-PB, Zé Gonçalves, elogiou a presença de todos, agradeceu pela mobilização feita para a reunião e colocou três questões fundamentais para a retomada do fortalecimento dos sindicatos, tais como: trabalho de base, formação sindical e comunicação.

Para Gonçalves, o associado a entidade gosta da visita da direção ao seu local de trabalho e de preferência com entrega do jornal informativo, que trata das conquistas e desafios do Sindicato. Já em relação a formação Sindical deve ser colocado temas de interesse dos associados, a exemplo da aposentadoria e direitos trabalhistas, focando também na importância e história do movimento sindical.” Devemos trabalhar temas focados na organização Sindical e outros dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse o mesmo.

Gonçalves orientou a todos os sindicatos assumir a luta com a Enfermagem pela implantação do Piso Nacional juntamente com a CTB-PB. ” Vamos nos juntar a todas as categorias na luta pela implantação do Piso Nacional da Enfermagem, pelo cumprimento do Piso dos Professores, ACS e ACE, como também na implantação da insalubridade para todos os servidores, onde muitos prefeitos se negam a implantar”, defendeu o mesmo.