Falta de recolhimento do lixo na Zona Rural de Patos vem poluindo riachos, córregos e açudes e trazendo prejuízos ao Meio Ambiente e à Saúde

A falta de recolhimento do lixo nas áreas rurais de Patos vem causando problemas sérios, principalmente porque os detritos são deixados nas proximidades de riachos, córregos e açudes e quando chegam as chuvas eles são levados pela enxurrada desaguando nos mananciais, comprometendo o meio ambiente e a saúde das pessoas.

A situação foi denunciada pela presidente da Associação de Moradores da Comunidade das Trincheiras, Jeane Venâncio, e foi trazida à Câmara Municipal pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão dessa quinta-feira (22).

De acordo com o parlamentar mirim, a falta do serviço de recolhimento do lixo é preocupante nessas áreas onde moram milhares de patoenses. Ele citou, entre outras localidades, o Assentamento do Campo Comprido, onde moram mais de 600 pessoas, e o Assentamento Patativa do Assaré, que também possui um grande número de famílias, ambas no Distrito de Santa Gertrudes.

O problema também está sendo registrado na comunidade Mocambo de Baixo, considerado quase um distrito devido à quantidade de casas e ao número de pessoas que lá residem. Além dessas, foi elencado por Zé Gonçalves também o Sítio São Bento, em Santa Gertrudes. “A Agrovila do Poço Comprido tem mais de 50 casas”, disse o parlamentar mirim ao referir-se às várias comunidades afetadas pela problemática.

“Patos tem que se preocupar com a questão do recolhimento do lixo na Zona Rural, principalmente nessas localidades que têm um número grande de famílias. Por isso, quero chamar aqui a atenção da Secretaria do Meio Ambiente para que deixe de podar árvores e passe a ver a questão do Meio Ambiente de forma mais geral”, analisou Zé Gonçalves.

Ele também chamou a atenção para o caso do Lixão de Patos. E informou que quem trafega na estrada de barro, que acessa o município de Cacimba de Areia, tem verificado a ocorrência de muito lixo nos dois lados da estrada.

Zé Gonçalves solicitou uma ação tanto da Secretaria de Meio Ambiente quanto da Secretaria de Serviços Públicos para uma resolução desses problemas.

“Porque nós não devemos pensar apenas no Natal e esquecer o problema do lixo na Zona Rural, do próprio acesso ao Lixão e também nos bairros no nosso município porque o recolhimento feito dia sim, dia não, não vem cobrindo mais as necessidades”, disse.

Ele referiu-se ao Natal porque criticou o investimento de R$ 1 milhão que a Prefeitura destinará para ser gasto apenas na decoração natalina da cidade.