Enfermagem paralisa atividades no dia 21 na luta pela implantação do piso nacional

Os profissionais de Enfermagem vão paralisar as atividades em Patos no próximo dia 21 de setembro numa manifestação de luta pela implantação do piso nacional da categoria que foi ameaçado por uma decisão monocrática do ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, que suspendeu o pagamento.

A informação foi levada pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) à Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na sessão dessa terça-feira (13). De acordo com o parlamentar mirim, o objetivo é defender a implementação da Lei 14. 434 de 2022, pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal para que garantam as fontes de custeio do piso nacional da categoria.

“Enfermeiros, técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem estarão paralisando as atividades demonstrando a sua insatisfação com as últimas medidas tomadas prejudicando essas categorias”, reforçou.

No entanto, o vereador disse que serão garantidos os 30% do contingente, conforme determina a Lei. “É um serviço essencial da saúde, basta citarmos esse momento de pandemia para reconhecermos a importância da Enfermagem em nosso país”, reiterou.

Zé Gonçalves criticou os políticos oportunistas de plantão, que num momento eleitoral, se colocam ao lado dessa luta, mas quando o período passar poucos ficarão na defesa.

“Mas nós precisamos de todos e de todas e posterior às eleições porque esse piso tem acima de tudo que ser garantido e pago porque é um valor pequeno para a importância da Enfermagem em nosso país”, defendeu.