No Dia Nacional de Luta, Zé Gonçalves lê “Carta em Defesa da Democracia e da Justiça” e endossa defesa das urnas eletrônicas e das eleições 2022

A carta divulgada por diversas entidades nesta quinta-feira (11) lida em diversas manifestações pelo país e construída por diversas entidades que defendem a Democracia e o Estado de Direito foi lida em Patos pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão da Câmara Municipal.

Em trechos do documento intitulado “Carta em Defesa da Democracia e da Justiça”, Zé Gonçalves enfatizou a importância da defesa das urnas eletrônicas e de todos os parâmetros que regem a Eleição de 2022 para que ela ocorra dentro das normalidades democráticas.

Trecho da carta cita a importância da construção da nossa identidade nacional e a contribuição da Semana de Arte Moderna para isso.

O documento diz ainda que “A estabilidade democrática, o respeito ao Estado de Direito e o Desenvolvimento são condições indispensáveis para o Brasil superar seus principais desafios. Este é o sentido maior do 7 de Setembro”.

Em outro trecho, é enfatizado que “são as nossas Instituições que continuam garantindo o avanço civilizatório da Sociedade Brasileira e é importante que os poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário, promovam de forma independente e harmônica as mudanças essenciais para o desenvolvimento do Brasil”.

Ele cita o papel do Supremo Tribunal Federal como guardião da Constituição Federal e o Supremo Tribunal Eleitoral como condutor seguro, eficiente e íntegro das nossas eleições, que são “respeitadas internacionalmente”.

A carta é concluída enfatizando a simbologia do dia 11 de Agosto, data em que foram instituídos os cursos jurídicos no Brasil, através de decreto de Dom Pedro I, em 1827. A ação criou a Faculdade de Direito de São Paulo.