Sindicalistas participam de reunião da CTB PB

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, CTB-PB, realizou no dia 18 de junho de 2022, uma reunião da Diretoria, onde discutiu a Conjuntura Política Nacional, focando o projeto eleitoral do corrente ano, a situação do registro das entidades sindicais junto ao Ministério do Trabalho, finanças e contribuição dos sindicatos filiados, além da formação sindical.
A reunião foi aberta pelo presidente da central no Estado, Marcos Santos, que contou também com a participação do Secretário Geral da CTB nacional, Ronaldo Leite.

Inicialmente foi feita uma exposição, de forma remota por Carlos Rogério da Direção Nacional, sobre a Conjuntura internacional e nacional, tendo em seguida aberta a discussão com os presentes.
O vice presidente da CTB PB e também da direção nacional, Zé Gonçalves, destacou a necessidade urgente dos sindicalistas colocarem o bloco nas ruas, visando derrotar a atual política de extrema direita, implementada pelo presidente Bolsonaro e seus seguidores.” O movimento sindical precisa neste momento cair em campo, conversar com. A classe trabalhadora e fazer a luta para derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas, como única alternativa de evitar mais perdas de direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”, destacou o sindicalista que também é vereador no Município de Patos.

Logo em seguida, foi feito um balanço da situação das entidades sindicais junto ao Ministério do Trabalho, quem já está com a carta sindical, que está com o registro atualizado e também as entidades que ainda não conseguiram o registro sindical.
O Secretário Geral, Ronaldo Leite, que tratou do tema, se comprometeu a encaminhar as demandas juntamente com as direções sindicais e da CTB no Estado.” Vamos encaminhar essas demandas juntos. O importante no momento é que entremos com novos processos, seguindo a atual portaria, pois é melhor do que solicitar desarquivamento de processos antigos”, disse o mesmo.
No tocante as finanças foi feita uma importante discussão e ao mesmo tempo um chamamento para que todos os sindicatos filiados paguem as suas mensalidades em dia, favorecendo assim o trabalho da central nas 16 regionais existentes.

Sobre a formação sindical, foi feita uma exposição sobre a necessidade da realização de cursos de formação e o PES- Planejamento Estratégico Situacional pelo CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho.
Segundo Zé Gonçalves, a CTB PB tem dois momentos, sendo um antes da realização do PES e outro depois.” Podemos afirmar aqui que a realização do PES deu novo rumo a CTB na Paraíba e precisamos repetir nesta atual diretoria”, afirmou o mesmo.
Em seguida o presidente Marcos Santos, colocou a proposta em votação e todos concordaram com a realização de cursos de formação e do PES pelo CES. A reunião contou com mais de 40 sindicalistas representando a maioria das 16 regionais da CTB no Estado.